Clube Casa China

Diversos livros, cadernos e todo o material de apoio necessário para as atividades do dia a dia na escola podem fazer pesar a mochila dos estudantes. Por isso, escolher o item mais apropriado é uma questão de saúde, principalmente para a coluna.

Lembrando que o recomendado pela Sociedade Brasileira de Ortopedia é que a mochila deve ter no máximo 10% do peso da criança. Ou seja, uma criança de 10 anos, que pese 40 quilos, deve carregar no máximo 4 quilos de peso na mochila.

Mochilas com rodinhas: mais comum na fase da Educação Infantil e Ensino Fundamental, é uma boa opção para evitar dores nas costas e esforço físico. Ainda assim, os responsáveis precisam verificar se o puxador é ajustável conforme a altura da criança, para que ela carregue a mochila com o braço esticado. A mochila de rodinhas também precisa ser leve. Ainda que a criança não force os ombros e a coluna, ela não pode ficar cheia, pois em escadas, por exemplo, a criança precisará carregá-la na mão. Instrua a criança a alternar as mãos para puxar a mochila. 

Mochila de alça: as mais populares e utilizadas por mais tempo, visto o período de Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio, a mochila de alça – ou de carregar nas costas – deve ter alças largas e acolchoadas. Atenção: as duas alças devem ser colocadas, evitando sobrecarregar apenas um dos ombros o que pode acarretar dores e postura torta. O ajuste deve estar sempre com a parte de trás da mochila em contato com as costas da criança. 

Mochilas com alça e rodinhas: há ainda mochilas que têm alça e rodinhas. Além de todas as orientações já repassadas, é importante verificar se o puxador e as rodinhas não machucam ou incomodam a criança ao transportar nas costas. 

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Chat
1
Posso ajudar?
Olá,
Como podemos ajudar?