Um armário organizado é o primeiro passo para ter um ambiente completamente em ordem. Profissionais do ramo, os personal organizers, afirmam que cada coisa deve ter a sua “casinha” para que a casa tenha um fluxo constante de ordem e não apenas de arrumação. Para te ajudar neste primeiro passo, separamos algumas dicas.
Etiquetas amigas
A divisão de tarefas é essencial para o bom funcionamento do lar e, por isso, todos precisam saber o que vai em cada lugar. Desta forma, as etiquetas podem ser grandes aliadas na organização. Você pode utilizar etiquetas escolares e escrever a mão o que deve ser colocado naquele espaço, de maneira discreta, apenas como forma de orientação.
Melhore a visualização das peças
Uma saída para conseguir otimizar o espaço é guardar peças mais volumosas, como blusas de lã, cachecóis e casacos, em caixas organizadoras ou embalagens a vácuo (o vácuo pode ser feito com o aspirador de pó), durante o verão, por exemplo. Essa atitude abre mais espaço para peças da estação e melhora a visualização das roupas. Prefira caixas que permitam a ventilação das peças, para evitar mofo. O mesmo vale para o inverno, guarde as peças mais leves e delicadas, que não são usadas com frequência na estação, para abrir espaço para aquelas que você certamente vai usar.
Calçados organizados
Mais do que itens do vestuário, calçados também são investimentos e algumas pessoas possuem muitos pares. Para conservá-los da maneira adequada, sem que estraguem, o ideal é higienizar a sola, permitir que “respirem” após o uso – para secar o suor da parte interna – e até mesmo passar uma escova antes de guardá-los. Hoje, existem caixas organizadoras específicas para estas peças. Você já viu?
Documentos
Para quem precisa guardar documentos dentro do guarda-roupas, o ideal é deixar um espaço apropriado somente para este fim. Se for feito em prateleiras, uma estratégia é o uso de pastas organizadoras ou sanfonadas, que possam separar itens entre documentos pessoais por membros da família, diplomas, documentos da casa, do carro, contas a pagar, contas pagas etc.
Categorize brinquedos
Na casa de muitas famílias, no quarto das crianças, os brinquedos também acabam sendo guardados dentro do armário. Para evitar bagunça, uma saída é organizá-los por categorias em caixas organizadoras, como “carrinhos”, “bonecas”, “jogos”, “peças de montar”. Com caixas organizadoras transparentes fica ainda mais fácil da criança visualizar com o que ela quer brincar e a bagunça certamente vai diminuir.